Série PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOAS PERFEITAS | VENHA COMO ESTÁ | Pr Tércio | 05.11.17

Série PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOAS PERFEITAS – Parte 1 de 5
VENHA COMO ESTÁ
(Mensagem ministrada pelo Pr. Tércio em 05/11/17)
Romanos 15:7

O que será que o mundo mais precisa?
Graça de Deus! Cada dia que passa, é de amor e aceitação que as pessoas mais precisam. E nós, como igreja de Jesus, somos Seu amor visível aqui.

O mundo está todo errado
E na maioria das vezes enxerga Deus como juiz, condenador. No entanto a palavra nos mostra, em I João 1:9, quem Ele É. A teologia sobre Deus que está no mundo afasta as pessoas dEle.

Qual a nossa missão?
“O mundo pode fazer quase tudo tão bem ou melhor do que a igreja. Não é preciso ser cristão para construir casa, alimentar o faminto ou curar os enfermos. Mas há uma coisa que o mundo não pode fazer. Ele não pode oferecer a graça.” Gordon McDonald

“O caminho das oito etapas do budismo, a doutrina hindu do carma, a aliança judaica e o código muçulmano de leis, cada um propõe uma forma de obter aprovação diante do seu deus. A graça diz que Deus aceita você e o ama, incondicionalmente, como está!” Philip Yansey

A cultura do “venha como está” materializa a graça de Deus, a base para todo o crescimento espiritual significativo. Precisamos ser este lugar, os braçoes e o coração de Cristo.

Como o mundo nos vê?
Apesar de o mundo não ter a graça de Deus para oferecer, ele oferece algo que alivia o peso de quem está deliberadamente no pecado: a tolerância. Porém, a tolerância é impotente! Se devemos reapresentar Deus às pessoas, por meio da igreja, devemos demonstrar muito mais que tolerância, devemos mostrar graça!

Mas porquê não é fácil entender a graça?
Simplesmente porque ela é tão contrária ao senso comum e além da realidade humana, uma espécie de antítese da atitude “3 erros e você está fora!”. Em Romanos 8 aprendemos que, não somente fomos libertos por Cristo do medo do julgamento e da condenação, como também nos aceita e nos atrai para o mais íntimo dos relacionamentos; somos filhos de Deus!

Aceitar?
A aceitação é a ação mais palpável da graça de Deus.

A TOLERÂNCIA…
…não valoriza as pessoas, simplesmente suporta seu comportamento ou crenças sem queixas.
…sozinha não traz a justiça e a misericórdia, apenas olha por outro ângulo e tolera.
…pode lidar com diferenças mas não aceita-nos com o pleno conhecimento do pecado, e nem tem poder para remover nossa culpa.

A GRAÇA…
…consiste em atrair pessoas para um relacionamento sem condenação, valorizá-las e amá-las pelo que são e como estão.
…oferece a possibilidade da pessoa ser aceita como está, conduzida ao arrependimento, justificação e restauração – não pelas obras mas pela fé no sacrifício de Cristo, que já pagou pelos nossos pecados.
…aceita-nos com todos os nossos pecados, mas libera poder e perdão por meio de Cristo e daqueles que foram tocados pela sua graça, a igreja de Jesus.

A ACEITAÇÃO…
…é a pele que reveste e graça.
…é o aspecto prático da graça.
…permite que a graça de Deus quebre corações endurecidos e plante raízes de amor e perdão.

Se reconhecermos que somos pecadores e que a graça de Cristo superabundou onde abundou o pecado nas nossas vidas, então teremos graça para aceitarmos todo tipo de gente.

O que precisamos fazer para que as pessoas se sintam verdadeiramente aceitas por nós e por Deus – como fomos aceitos por Ele?
1. Precisamos entender que nossa missão é acolher e amar a todas as pessoas para que tenham a chance de um encontro pessoal e transformador com Deus.
2. Precisamos apresentar Deus novamente às pessoas com Aquele que está disposto a aceitar, ao invés de condenar.
3. Aceitar, na prática, não quer dizer consentir.

Lembre-se, nossa transformação é processual. Estamos em processo de restauração e, se estivermos dispostos, Deus continuará nos forjando e nos tornando mais parecidos com Jesus.

PERGUNTA DA SEMANA
Quanto de aceitação as pessoas sentem ao se relacionar com você?

Deixe um comentário