SANTIDADE | O caminho da santidade | Pr Leandro | 24.06.18

NO CAMINHO DA SANTIDADE (2 de 3)
(Mensagem ministrada pelo Pr Leandro em 24/06/18)
Salmos 37:23

Seguimos hoje a segunda de três mensagens sobre santidade, este projeto contínuo de Deus na vida do discípulo de Jesus. Estamos conscientes de que este tema precisa deixar de ser um assunto de conversa pra se tornar um tema de relacionamento pessoal com Deus.

Devido ao pecado, o ser humano foi desconectado de Deus, de si mesmo e dos outros. Vemos o reflexo dessa desconexão no mundo ao nosso redor, com tanta maldade, confusão, corrupção. O projeto original de Deus era espelhar Sua perfeição na humanidade. Vemos as consequências dessa desconexão profunda de Deus. E isso não é de hoje. (Gênesis 6:5 e Romanos 1:21-32).

A grande sacada é quando o meu coração aceita o convite de Deus pra entender que não é somente o outro, o mundo ao meu redor que está corrompido, mas eu, com as minhas escolhas, as minhas vontades, também quebrei o projeto original de Deus de refletir a Sua imagem em mim.

Mas por causa do Seu grande amor, Deus chamou para si a responsabilidade de reconectar o homem a si e, a partir disso, cada um tem a oportunidade de se conectar com o outro. A jornada da santidade, então, na cruz de Cristo, torna-se uma jornada relacional – na vertical e na horizontal.

O projeto de reconciliação de Deus com o homem (2 Coríntios 5:14-21) não se limita a tirá-lo do inferno. Em seu livro Cristianismo Puro e Simples, C. S. Lewis afirma que “Deus se fez homem para que as criaturas se tornassem filhos: não simplesmente para produzirem homens melhores do tipo antigo, mas para produzir um novo tipo de homem”. Trata-se de um convite à transformação a partir da adoção.

Santidade pode ser definida como parte da obra especial de Deus de restaurar em Seus filhos a Sua imagem. A santificação é a obra contínua de Deus na vida do crente, tornando-o realmente santo. Por “santo” entende-se aqui “portador de uma verdadeira semelhança com Deus”.

O padrão da santidade é o próprio Jesus. Essa jornada é sempre contracultural. Foi contracultural quando Jesus viveu aqui nessa terra (Mateus 5:43-48). E o padrão de Jesus continua sendo contracultural em junho de 2018. Isso porque é a cultura dos céus invadindo a cultura da terra.

Essa jornada de santidade requer que você e eu abandonemos padrões pecaminosos da nossa cultura de origem e reaprendamos a viver à maneira de Deus.

Tudo que Jesus é, Ele é em mim e quer ser através de mim.

Jornada da santidade é feita um passo de cada vez, uma escolha de cada vez. Aquilo que eu escolho pensar, olhar, aquilo que eu escolho falar, aquilo que eu escolho ouvir, as companhias, as amizades que eu escolho pra que influenciem a minha vida. “Cuidado olhinho o que vê, cuidado boquinha o que fala, cuidado pezinhos onde pisam…”

(Provérbios 7:7-10; 21-23 e 6:16-19)

Quais tem sido as suas escolhas? Por onde os teus pés tem ido?
O que hoje na sua vida não reflete o caráter perfeito de Jesus?

A satisfação que está disponível no relacionamento pessoal com Deus – a jornada da santidade – faz com que eu não me satisfaça mais com aquilo que não é puro, santo.

Agosto de 2017: a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de cinco marcas de extrato e molho de tomate com pelo de roedor acima da média permitida pelo órgão.

Quer dizer que um pouco de pelo de rato é tolerado?”. A resposta é sim. A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais – desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei. Quem determina este limite é o RDC-14, um conjunto de leis criado em 2014 que determina quanta “sujeira” é aceita em um alimento.

Para se ter uma ideia, 100 gramas de molho de tomate podem ter até dez fragmentos de insetos (como formigas e moscas) e/ou um fragmento de pelo de roedor. Pelos de rato também são toleráveis em frutas desidratadas, chás (2 em cada 25 g), especiarias (1 em cada 50 g de pimenta do reino) e achocolatados (1 em cada 100 gramas).  Molho e extrato de tomate, catchup e outros derivados, Doces em pasta e geleia de frutas, farinha de trigo, biscoitos, produtos de panificação e confeitaria, café torrado e moído, chás de menta e hortelã, orégano.

Na nossa comunidade local, continua sendo proibida a entrada de pessoas perfeitas. Eu estou aqui. Você está aqui. Mas isso não é uma conivência com um estilo de vida que não agrada a Deus. Pelo contrário. A Cruz vazia de Cristo nos lembra da aceitação e o acolhimento que temos nele e que por meio do seu amor e perdão, nele temos o impulso pra uma vida de transformação a cada dia.

As palavras de Jesus continuam vivas em nós por meio do Santo Espírito de Deus que habita a vida do discípulo de Jesus: Sejam perfeitos assim como o nosso pai celestial é perfeito.

A palavra viva de Deus, a Bíblia, está cheia de impulso do Alto para um padrão de vida mais alto.

Não é simplesmente não se vingar; é não deixar brotar nenhuma raiz de amargura.
Não é simplesmente não mentir, mas que aquilo que eu fale só seja verdade e só gere vida.
Não é somente não furtar, mas trabalhar pra repartir com os que não tem.
Não é simplesmente não trair. É amar a sua esposa como Cristo amou a igreja e tratar as mulheres mais novas como se fossem sua irmã.
Não é simplesmente “deixar pra lá” ou “deixar quieto”. Não é tão somente perdoar só 7 vezes, mas 70×7.

Na jornada relacional da santidade, Deus tira os nossos pés daquilo que não é o projeto original dele, daquilo que gera e causa morte, e conduz os nossos passos pra vida (Salmo 37:23).

E aí ele passa a usar a minha vida pra contagiar outros na caminhada da santidade. Os meus passos passam a influenciar a outros. E os meus pés se tornam, pela misericórdia e graça, formosos.

Você e eu somos restaurados para refletir a Deus!

Deixe um comentário