03/40 dias C.A.F.E. | UMA AMPULHETA DE CADA VEZ

Enquanto o mundo acumula, o povo de Deus compartilha
UMA AMPULHETA DE CADA VEZ
Devocional 03 por Pr. Leandro Devincenzi

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”
Salmos 90:12

Há algumas semanas adotamos a ampulheta para nos auxiliar na dinâmica com as nossas filhas. Quando orientamos a Helena, a Alice e a Ester para alguma atividade de leitura ou de recortar, por exemplo, está ali na mesa, junto, a ampulheta. Temos de diferentes cores e de diferentes tempos. Amarela, vermelha, azul… elas nos ajudam a ver o tempo passar: 10, 30 e 60 minutos.

Tem atividades que as gurias gostam e que nem percebem o tempo passar. Agora tem outras, que já não são tão agradáveis para elas, mas também necessárias para o aprendizado, que elas ficam olhando para a ampulheta e acham que o tempo parou. (Alguém mais se identifica? 😉

À medida que a ficha cai (ou nesse caso a areia), vamos ensinando nossas filhas e também aprendendo que realmente “há tempo para todas as coisas debaixo do céu”, como está escrito na Bíblia em Eclesiastes capítulo 3. Até mesmo o versículo 5 – “há tempo de abraçar e tempo de se conter” – está fazendo sentido numa compreensão que pelo menos eu não tinha assimilado até então.

Nos estudos desta semana aqui em casa, a Cris viu com as meninas um recorte da linha do tempo. Cantaram uma música que fala de acontecimentos no período de 753 a.C. a 612.a.C. – fundação de Roma, a ascensão e a queda dos impérios assírio e babilônico. Acontecimentos reais, com seus desafios reais, mas que hoje, ao estudarmos a história, passamos isso em uma página, afinal, o tempo se vai.

Hoje estamos vivendo a nossa linha do tempo e com ela, um momento dramático. Mas como humanidade já estamos assimilando que um momento dramático, por mais real que seja, não é toda a nossa linha do tempo.

Bons aprendizados tem sido gerados neste tempo. Aquela sensação de “tá corrido hoje” está bem diferente. Por vezes não vemos o tempo passar…boas conversas, seja online ou com quem está contigo, estão acontecendo.

Em contrapartida, em tempo de receios e inseguranças e relatórios diários com números no mundo, no Brasil e no nosso Estado, seja com informações reais ou com as nocivas “fakes”, mais do que nunca se torna vital encontrar descanso para alma e para os pensamentos na companhia do Deus que está acima do tempo. E assim, aprendemos que não precisamos viver, seja tempos bons ou difíceis, por conta própria.

Podemos buscar em Deus a sabedoria para contar os nossos dias. A Bíblia nos revela uma grande verdade. Podemos ser ensinados e Ele é a fonte desta sabedoria! Ele quer nos ensinar. Mas é uma escolha pessoal e intransferível. São várias as alternativas. Posso viver no piloto automático ou “deixar a vida me levar”…

Aqui em casa temos escolhido viver a nossa vida com a orientação de Deus para que a vivamos de acordo com o Seu propósito. Acreditamos que realmente não estamos aqui nesta terra à toa e que sim, sempre há razão e formas para amar. A vida projetada por e em Deus foi feita para ser compartilhada. Se não pelo abraço, neste tempo, usando outras formas. E assim, aprendendo a viver com a sabedoria dada por Deus. Uma ampulheta de cada vez.

Sugestão de música: O Tempo (Oficina G3)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s