05/40 dias C.A.F.E. | CRISE E OPORTUNIDADE

Enquanto o mundo acumula, o povo de Deus compartilha
CRISE E OPORTUNIDADE CAMINHAM LADO A LADO
Devocional 05 por Marcelo Santos

“Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados,
tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.” (João 6.11)

Texto-base: João 6.5-12

Desde muito pequeno ouço meu pai falando esta frase: “Crise e oportunidade caminham lado a lado”. Minha visão limitada na época sempre me levava a olhar para ela no aspecto profissional apenas, pensando que em meio a crise eu poderia perceber novas oportunidades de negócios que me ajudariam passar pela crise não apenas deixando de ser atingido por ela, mas também me dando esperança de um futuro melhor para minha família.

Pensando sobre isso em meio a “crise” do covid-19 , mais uma vez lembrei da frase que sempre ouvi de meu pai” Crise e oportunidade caminham lado a lado” , hoje com mais maturidade e com a compreensão de um discípulo de Jesus, a frase veio ao meu coração com um sentido totalmente diferente.

A Bíblia fala que a primeira atitude de Filipe, um dos discípulos que estava com Jesus, foi dizer que o dinheiro que tinham não era suficiente para alimentar aquela multidão faminta. Observe o que Filipe lhe respondeu: “Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebe-se um pedaço.” (João 6:7)

Mas a Bíblia relata a atitude de um outro discípulo chamado André, irmão de Pedro, reconhecidamente um homem de relacionamentos. Naquele momento ele também não tinha uma solução, mas usou suas habilidades de se relacionar com as pessoas e percebeu na multidão um menino que tinha apenas 5 pães e 2 peixes. Também aos olhos humanos muito pouco para solucionar o problema da fome da multidão, mas que nas mãos certas tornou possível o pouco milagrosamente alimentar a multidão.

Quando André e o menino levaram o “pouco” até Jesus, aconteceu a primeira multiplicação dos pães que alimentou, segundo as escrituras, 5.000 homens sem contar crianças e mulheres.

Quem sabe você hoje seja um discípulo que em meio a crise esteja paralisado, querendo comprar tudo que é mantimentos no mercado, acumulando reservas para sua subsistência e não considerando compartilhar com o próximo o pouco que tem.

Mas na crise temos a oportunidade de desenvolver nossa confiança em Deus e nos apresentar a Ele para que nos use como resposta ao clamor de uma população aflita e sem direção em meio ao caos atual.
Se abrirmos nossos olhos veremos muitas necessidades, pessoas com fome, medo, incertezas, solidão e desespero ou quem sabe precisando apenas de um álcool gel.

Assuma seu papel de discípulo de Cristo que compartilha amor, fé e esperança fazendo da sua vida uma glória para Deus.

Música sugerida: Um Chamado – Cinco Pães e Dois Peixinhos (Medley) (KLEV)
https://www.youtube.com/watch?v=grZEiiNJTb4&feature=youtu.be

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s