11 Tiago | QUASE ESQUECI MINHA APARÊNCIA | Marcelo Maidana

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A VIDA – Estudos na Epístola de TIAGO
Semana 02 – Em tempos em que se ouve de tudo,
o povo de Deus escuta e obedece à Palavra.

11) TRANSFORMADOS À IMAGEM DE CRISTO
por Marcelo Maidana, em 13 de maio de 2020

“[…] a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.” 1 Pedro 1:24-25

Certo dia, quando visitava meus pais, minha mãe pediu-me para verificar se uma velha máquina fotográfica ainda funcionava. Ao manuseá-la, constatei que ainda havia um rolo de filme não utilizado dentro dela. No mesmo instante, lembrei-me das fotos reveladas, da emoção dos registros, das histórias vividas, dos negativos, dos álbuns de fotografia. O objeto despertou a curiosidade dos meus filhos, que queriam saber como as fotos saíam de dentro da máquina. Composta de indivíduos nascidos em um mundo digital e instantâneo, o processo de revelação de uma fotografia nem sempre é de fácil compreensão para esta geração.

Vivemos em um mundo de elementos instantâneos, rápidos e passageiros. Desde produtos até relacionamentos, tudo é considerado descartável por uma sociedade que se acostumou a viver só pelo hoje. Se a foto no smartphone não ficou boa, basta apagar e repetir. Se a cor ou o modelo do carro não agradou, basta vender e comprar outro. Se o relacionamento não está dando certo, basta abandoná-lo e seguir para o próximo. Se observarmos as pessoas ao nosso redor, veremos que muitas estão “correndo atrás do vento” (Ec 2:1-11).

Todavia, quando olhamos para a Bíblia e seus princípios e valores imutáveis, não encontramos respaldo para tal comportamento, pois ela é a Palavra de Deus, “[…] em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tg 1:17 – ARC). Seus ensinos têm marcado muitas gerações, e seu impacto atingirá a eternidade. Quando abrimos o coração e a mente para a Bíblia e nos permitimos ser transformados por ela, nos enchemos de verdades que permanecerão para sempre. O alinhamento entre o que ela nos ensina e o que vivemos produz uma vida coerente, nos tirando da condição de meros ouvintes e nos tornando praticantes da Palavra (Tg 1:22).

Em Tiago 1:23-24, a pessoa que ouve ou lê a Palavra, mas não pratica o que dela recebe é comparada a alguém que se olha no espelho, mas logo sai e esquece a sua aparência. O principal propósito do espelho é o autoexame. Quando olhamos para dentro da Palavra e compreendemos o que ela diz, nos conhecemos melhor: nossos pecados, nossas necessidades, nossos medos, nossas inseguranças, nossas convicções.

Sempre que estou diante de um espelho, meu objetivo é ver como está minha aparência. Quando olho com atenção, consigo perceber detalhes no meu rosto e na roupa que estou usando, os ajustes que precisam ser realizados e se tudo está em harmonia. Entretanto, quando olho rapidamente e sem atenção, muitos desses detalhes me escapam e corro o risco de sair de casa com uma aparência inadequada.

A Palavra é o espelho que me possibilita olhar para a minha “aparência” de forma honesta e ver como eu realmente sou. Quando leio a Bíblia de forma mecânica, apenas para cumprir um plano de leitura, deixo de me apropriar dos benefícios gerados pela meditação profunda e transformadora das verdades ali reveladas pelo próprio Deus. “Não basta ler a Palavra, é necessário deixar que ela nos leia”, como diz um grande amigo.

Sempre que abro minha Bíblia para um momento de leitura, oro para que o Espírito Santo me traga a revelação de algo que precise ser transformado em minha “aparência”, para que cada vez mais ela se aproxime da imagem de Cristo. Assim as pessoas que estão ao meu redor e que não conhecem a Palavra poderão vê-la exemplificada em minha vida.

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2 Coríntios 3:18).

Música sugerida: Tua Palavra (Paulo César Baruk)
https://www.youtube.com/watch?v=teKTKiMinGM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s