14 Tiago | A PALAVRA VIVA | Gabriel Chaw

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A VIDA – Estudos na Epístola de TIAGO
Semana 02 – Em tempos em que se ouve de tudo,
o povo de Deus escuta e obedece à Palavra.

14) A PALAVRA VIVA
por Gabriel Chaw, em 16 de maio de 2020

“Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem      humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.”         Tiago 1:21

“Palavra” é mais um dos termos que usamos depois que nos tornamos cristãos e a princípio pode trazer muita confusão quando a usamos. Normalmente relacionamos esse termo com a Bíblia, que sim, é a palavra que Deus preparou e destinou a todos os homens, mas esse termo tem um significado muito mais amplo! Em nosso tempo moderno, o termo original do grego logos (λόγος) é constantemente traduzido como “palavra”. Portanto, quando usado em passagens como a que lemos acima, isso nos faz pensar na mensagem de Deus, na Bíblia, mas principalmente nas leis de Deus, ainda mais quando os verbos usados em conjunto são: obedecer, escutar, aceitar e receber. Por outro lado, no grego antigo esta palavra tem um sentido muito mais amplo. No dicionário Michaelis podemos ver o uso pelos filósofos gregos: logos é o princípio racional que governa o universo, ou força mantenedora do universo, ou o princípio de ordem do universo. Então, quando João chama Jesus do logos que se fez carne, todos naquela época rapidamente associavam com esse sentido muito mais amplo, que nos coloca diretamente de frente com o nosso maravilhoso Deus encarnado.

A partir disso, o verso em Tiago 1:21 ganha um sentido surpreendente. Tiago nos chama para nos livrarmos de toda a imundice que prevalece em nossas vidas, de todo o mal que procede de nossa boca e de nossos pensamentos, e simplesmente aceitar o logos de Deus que foi implantado em nós! Ou seja, precisamos humildemente perceber que o próprio Deus foi implantado em nós. Não somos forçados a obedecer, não temos um Deus que impõe suas leis em nós, mas sim um Deus todo poderoso, criador e sustentador do universo, que vive dentro de nós na forma da pessoa do Espírito Santo!

Portanto, faz todo sentido quando o autor nos exorta a livrar-nos de toda a impureza e maldade que tão facilmente praticamos! Temos um Deus santo e poderoso que habita em nós, e Ele não convive com o pecado. Ao contrário, Deus odeia o pecado! E ele nos incentiva a vivermos uma vida santa! Tiago termina o versículo afirmando para nós que somos salvos por causa do Logos que foi implantado em nós!

Deus não quer pessoas que vivem focadas em regras, ou que vivem sem regras. Deus quer pessoas que humildemente O aceitem dentro de si. Nosso corpo se torna morada de Deus quando o amamos e obedecemos (João 14:23). Humildade é algo essencial nesse processo; é quando percebemos que não somos dignos de receber a Deus por causa de nossos méritos, mas sim por causa da Sua graça e do Seu grande amor por nós (Efésios 2:8-9). E a partir daí, quando recebemos esse maravilhoso Deus dentro de nós, nos tornamos totalmente livres. João 10:10 nos trás exatamente esses dois constrastes “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente (NVI).” Enquanto o inimigo quer nos destruir, Jesus entregou a Sua própria vida para que nós pudéssemos desfrutá-la plenamente!

Minha oração é para que você possa pausar no dia de hoje, e receber humildemente Deus dentro de ti! E guarde no seu coração toda a boa palavra que nos traz liberdade e é a fonte da nossa salvação!

Sugestão de Música: Cristo Vive em Mim! (Ton Carfi)
https://www.youtube.com/watch?v=pvTp7tpMcVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s