16 Tiago | CONTA COMIGO | André Santos

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A VIDA – Estudos na Epístola de TIAGO
Semana 03 – Enquanto no mundo a fé é cultural, para o povo de Deus fé é funcional.

16) CONTA COMIGO
por André Santos, em 18 de maio de 2020

“Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou aos homens.” (Salmo 115:16)

Quando contratamos um profissional para um determinado serviço, seja um pedreiro, pintor, mecânico, engenheiro, confiamos que ele fará o seu melhor e responderá às nossas expectativas. “Ele é de confiança!”. Partimos sempre dessa premissa para entregar algo a alguém. Confiança é a base de qualquer relacionamento. É exatamente isso que Deus fez após criar a Terra. Ele confiou e passou a contar com o homem para cuidar dela e do seu semelhante. Fomos planejados e criados por Deus para um propósito!

“Pois somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que ele de antemão planejou para nós.” (Efésios 2:10).

Lembro-me de uma experiência vivida em 2015, quando percebi que a atenção e obediência à voz de Deus eram, e ainda são, fundamentais para a realização de “boas obras” no tempo Dele, e não apenas quando planejamos fazer o bem.

Eu trabalhava em uma empresa perto de onde morávamos e gostava muito de almoçar em casa. No caminho, passava em um restaurante para pegar o almoço. Em um determinado dia, voltando para casa, parei no semáforo fechado. Olhei distraidamente para o lado e vi um mendigo sentado na calçada. Naquele momento, ele me olhou de uma forma muito profunda e naquele instante o Espírito Santo me disse: “Entrega tua comida pra ele, entrega!”. Mas, enquanto eu pensava, o sinal abriu e fui embora.

Já em casa, enquanto abria a embalagem, senti uma sensação estranha e novamente ouvi aquela voz, dizendo: “Esse almoço não era para você!”. Voltei correndo para o carro e fui procurar o mendigo para entregar o almoço. Mas, para minha frustração, ele não estava mais lá. Rodei algumas quadras à sua procura, mas até hoje nunca mais o vi no bairro. Voltei para casa e sem conseguir almoçar naquele dia, pedi perdão a Deus por Ele não ter podido contar comigo naquele momento. Percebi que perdi o privilégio de fazer parte do que Deus estava fazendo na vida daquele mendigo e a oportunidade de falar de um Deus amoroso e poderoso para restaurá-lo.

“Nossas ações não são no nosso tempo, mas em todo o tempo.”

O apóstolo Paulo deixa claro que nossas obras não podem nos salvar, como muitas religiões pregam, mas que elas são frutos do amor que recebemos através da salvação em Cristo Jesus e reflexo de um coração GRATO e SALVO. Ele ainda nos ensina (Efésios 2.8) que somos salvos somente pela graça; não por mérito, mas por meio da fé.

Tanto a fé quanto as obras vêm de Deus e ambas andam juntas. Nossas obras não produzem fé, mas a nossa fé produz obras e essas obras provam a nossa fé!

“De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?” (Tiago 2:14)

Da mesma forma que, para ser justificado, preciso da fé, após a justificação preciso das obras para confirmar minha fé e salvação. Fé e obras não competem entre si, mas se completam. Temos problemas quando escolhemos entre uma ou outra. Podemos somente crer e não praticar, ou somente fazer sem crer. Tiago não escreve sua epístola focado na ortodoxia (doutrina correta), pois esse não era o problema daquele povo. O foco era a ortopraxia (prática correta). O problema não era “crer”, mas “praticar” o evangelho.

“Nossas obras não são para nos sentirmos bem, mas para o bem do próximo.”

Será que podemos dizer a Deus: “Conta comigo!?” Que Ele nos ajude a enxergar o que tem nos impedido de crer e praticar o verdadeiro evangelho. Ele conta com você para a expansão do Reino dos céus nessa terra. Deus abençoe!

Música sugerida: Venha sobre nós (Canto Verbo)
https://www.youtube.com/watch?v=1FmDvNsEp8U

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s