17 Tiago | A VERDADE VERDADEIRA | Ruben Cavalcanti

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A VIDA – Estudos na Epístola de TIAGO
Semana 03 – Enquanto no mundo a fé é cultural, para o povo de Deus fé é funcional.

17) A VERDADE VERDADEIRA
por Ruben Cavalcanti, em 19 de maio de 2020

“Pilatos disse-lhe: Que é verdade?” (João 18:38)

A pergunta acima, feita por Pilatos há mais de dois mil anos, durante o interrogatório de Jesus, antes da Sua crucificação, ecoa até hoje como um dos questionamentos mais em voga na atual sociedade pós-moderna. Com o avanço científico e tecnológico, já superamos a chamada Terceira Revolução Industrial, quando o progresso nas áreas da eletrônica e da robótica, entre outras, permitiram a criação dos computadores, da internet e de todos os gadgets que hoje fazem parte do nosso mundo. Desde o Gênesis, podemos observar o homem transformando a natureza, ora de forma sustentável e correta, ora – na maioria das vezes – de forma egoísta e pecaminosa, para a criação e cultivo das muitas tecnologias e dispositivos que facilitam a vida. É interessante notar que a mesma raiz da palavra “cultivar” é utilizada na palavra “cultura”. Assim, fica também evidente que, ao mesmo tempo em que o homem emprega seus esforços para criar a cultura, esta mesma cultura criada influenciará profundamente o homem e a sociedade.

Um bom exemplo disso é justamente a forma como somos influenciados diariamente – e muitas vezes sem notar – por uma quantidade de informações tão grande que é praticamente impossível filtrá-las criticamente. Essas informações, construídas na forma de narrativas, podem tanto ser maquinadas por pessoas com más intenções quanto por pessoas que realmente buscam a verdade; porém, o fato é que a internet possibilitou a democratização das opiniões, de modo que todos podem interpretar o mundo e dizer o que pensam. Assim, uma tentação que surge nos nossos corações em meio a esse EXCESSO DE INFORMAÇÃO é a de fazer a mesma pergunta de Pilatos. Nesse contexto, recebemos tantos inputs, na maioria das vezes, polarizados e contraditórios, que nossa reação natural é duvidar que possa realmente existir uma verdade absoluta, uma “verdade verdadeira”.

A grande notícia para a humanidade é a de que existe, sim, uma verdade absoluta e verdadeira e ela não é somente um conceito filosófico, mas uma pessoa: Jesus Cristo! NEle está concentrada toda vida e toda verdade (Jo 14:6) e, diante dEle, todas as outras coisas precisam ser relativizadas por nós (Lc 14:25-26). Francis Schaeffer, um importante escritor cristão do século passado, ao ser questionado sobre qual seria a razão para ser cristão, respondeu inequivocamente: “há uma, e apenas uma única razão para ser cristão, e é a convicção de que essa é a verdade sobre o universo”.

E, nesse período da História, em que Deus nos deu o privilégio de vivermos, no qual a sociedade tem relativizado valores eternos e absolutizado valores temporários, e quando são criadas distorções da verdade que simplesmente transformam-na em mentira, como procederemos? A resposta pode parecer clichê por não ser diferente da resposta para a maioria das nossas dúvidas, mas é a seguinte: Jesus em nós, a esperança da Glória (Cl 1:27).

“Jesus em nós” significa ação prática e vida em movimento. Significa rompermos a linha que separa os nossos conceitos de fé, que, muitas vezes, estão apenas na mente, no intelecto, na vida do domingo e nas experiências emocionais, e permitirmos Jesus, como a “seiva verdadeira”, Se cristalizar em nós na forma de frutos da verdade e do amor, pois verdade e amor não podem andar separados. Como Igreja, a verdade de Jesus em nós será tão poderosa que nenhum inimigo conseguirá combatê-la (Mt 16:18). Assim, mesmo vivendo em uma sociedade da “pós-verdade”, os frutos produzidos por uma Igreja conectada à fonte verdadeira testemunharão dessa verdade, pois será estabelecida uma clara conexão entre o cristianismo e a realidade das coisas, e entre o que nós pensamos, cremos e dizemos com a forma como vivemos.

Música: Da Vida, O Melhor – Single | Projeto Sola
https://www.youtube.com/watch?v=wEO1YRxqG1A&feature=youtu.be

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s