18 Tiago | JESUS, NOSSO EXEMPLO SOBRE FÉ E OBRAS | Márcio Pisoni

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A VIDA – Estudos na Epístola de TIAGO
Semana 03 – Enquanto no mundo a fé é cultural, para o povo de Deus fé é funcional.

18) JESUS, NOSSO EXEMPLO SOBRE FÉ E OBRAS
por Márcio Pisoni, em 20 de maio de 2020

Texto-base: Efésios 2:1-10

Em algum momento da nossa vida, possivelmente já nos questionamos ou fomos questionados por alguém a respeito do que seria mais importante: fé ou obras? Entretanto, quando olhamos para a vida e o ministério de Jesus, que foi completo e perfeito, encontramos Nele a resposta e o exemplo a ser seguido.

Uma das reflexões que quero trazer nesse momento é que nossas obras (movimentos, relacionamentos, investimentos, discurso e as inúmeras decisões intencionais que fazemos) precisam condizer com a nossa fé e serem frutos de nosso relacionamento íntimo com o Senhor. Mas precisamos ficar atentos, pois focar no fazer e não em estar com Deus pode nos conduzir a uma espiritualidade emocionalmente doentia. Ao observarmos as obras de nosso Jesus, podemos perceber que elas eram resultados práticos das suas disciplinas espirituais. Ele estava permanentemente conectado com o Pai.

Um aspecto que chama muito a minha atenção era que, mesmo Jesus sendo Deus, dedicava um importante tempo do seu dia em oração, em estar a sós com o Pai. E ele orava em todas as ocasiões. Orou quando foi batizado. Orou para escolher seus 12 discípulos. Habitualmente orava em lugares desertos. Orou em vigília no monte. Orava só. Orava com os discípulos. Orava pelas pessoas. No Getsêmani travou uma guerra de oração. Pendurado na cruz também orou. Era intencional sua conexão e sintonia com o Pai.

Quando não estabelecemos uma dependência de Deus em tudo o que fazemos, a mensagem que passamos é que nos achamos melhores que o próprio Jesus. E isto é uma insanidade.

Quando passamos tempo com Deus, seja em oração, leitura e meditação bíblica ou jejum, acontece algo em nós que é impressionante! Sabe o que é? Nos tornamos apaixonados por Deus! E é impossível ser apaixonado por Deus e não ser apaixonado por pessoas. Nosso Deus é amor! O que nos motiva a amarmos pessoas é sabermos e experimentarmos do amor de Deus, do Deus que ama pessoas e a Si mesmo se entregou por elas.

Se encontrarmos um velho amigo passando alguma necessidade ou situação difícil e apenas lhe dizer “que Deus te abençoe” e não lhe estender a mão seria coerente? Falar de Deus sem ter uma atitude que reflita o Seu amor não tem o mínimo sentido. Não tem como dizer que acreditamos em Deus e ficarmos de braços cruzados diante das necessidades do nosso próximo. O Seu amor nos impulsiona às boas obras. Jesus foi vitorioso de braços abertos. Com suas mãos estendidas. Com suor, sangue e lágrimas. Cheio de boas obras!

Tenho entendido que nossas boas obras precisam estar em sintonia com as obras que Deus quer realizar. É Deus fazendo e nós participando, para também experimentarmos um pouco daquilo que ele experimenta em Seu amor por nós.

Quando gasto mais tempo fazendo as obras, e menos tempo com Deus, já não são boas obras, são minhas próprias obras! Faço coisas para Deus que Ele nunca me pediu para fazer! Uso o nome Dele para fazer minhas vontades. Seremos constantemente tentados em agradar mais as pessoas e a nós mesmos do que a Deus (Gálatas 1.10).

Se nosso foco principal for sermos relevantes em relação aos problemas de nossa sociedade, podemos até mesmo ser advertidos (Apocalipse 2.1-5). Cada um de nós necessita focar no primeiro amor, que é o amor de Deus. A pessoa de Jesus. Isto é prioritário. As obras vêm em decorrência, são subsequentes. Não é uma balança. É tudo para Deus, é estar com Ele e fazer apenas aquilo que Ele nos indica. É a fé que dará às nossas obras o toque de Deus!

Fé para não desistir de ouvir Deus para obedecê-lo! Obras para manifestar aquilo que ouvimos e recebemos Dele e amar o próximo!

MÚSICA: Ame, É Simples (Biorki)
https://www.youtube.com/watch?v=B6MOl2IRxjI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s