49 Tiago | SE ELE QUISER E COMO ELE QUISER | Carla dos Santos

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A VIDA – Estudos na Epístola de TIAGO
Semana 07 – Enquanto planos passageiros nos desapontam,
a dependência em Deus nos liberta.

49) SE ELE QUISER E COMO ELE QUISER
por Carla dos Santos, em 20 de junho de 2020

“Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida?…”
(Tiago 4:14)

Este versículo traz uma mensagem que tem grande significado na minha vida. Consigo até mesmo sorrir quando o leio e, acredite, não com aquele sorriso cheio de medo e desconfiança, mas com um sorriso acompanhado de um suspiro profundo que me lembra de que estou diante de um Deus grande, no qual posso confiar.

Para aqueles que não me conhecem, uma das minhas características é que amo planejar! Planejar me anima e me motiva! Planejar a festa de natal em família, os estudos da semana, para onde ir nas próximas férias, como será meu aniversário e até no que meu esposo deve investir sua energia de trabalho no dia de hoje (me esqueci de falar que eu também amo planejar pelo meu esposo). Eu amo acordar de manhã com um plano para executar!
Durante muito tempo, investi planejando minha jornada profissional, familiar e como serviria a Cristo onde me colocasse. Sempre foi um valor servir ao Senhor. Confesso que hoje, ao olhar para os meus planos do passado, eles me pareciam muito bons. Serviria ao Senhor no ministério com o qual eu mais me identifico, cuidaria da família e seguiria meu planejamento profissional (com muitas etapas).

Mas os planos dEle para minha jornada nesta terra eram um pouco diferentes dos meus, em várias áreas sobre as quais eu não teria tempo de falar aqui. Ele sabia que eu seria uma ótima profissional na minha área, que me esforçaria e que não me importaria de dedicar muito tempo ao trabalho.

No entanto Ele queria que eu investisse essas horas e toda essa garra na minha própria casa, fazendo dela um lugar seguro e cheio de vida. Ele sabia que eu O serviria em uma igreja local todos os dias, cumprindo os horários e as regras. Contudo Ele planejou que eu deveria servi-Lo ao lado do meu marido, sendo ele um pastor (também não planejado), apoiando-o, chorando e sorrindo com ele diante de desafios enormes nas áreas para as quais Ele nos direcionasse. Confesso que tudo isso não chegou tão bem ao meu coração como pode parecer para quem lê este texto. Houve dias em que duvidei que a vontade dEle para minha vida fosse a melhor, desconfiei do Seu amor, bati o pé e até fiz birra.

Anos atrás, indo de carro para o trabalho, debaixo de uma forte chuva, chorei muito. Peguei versículos que conhecia de cor, como Provérbios 16:1, Romanos 12:2 e ainda Tiago 4:15, e decidi honrá-los e vivê-los, por mais improváveis e absurdos que parecessem para mim diante do que Ele estava me impulsionando a fazer. E, desde esse dia, tenho muito temor em conhecer a vontade dEle e um desejo profundo de viver os Seus planos, quer sejam como eu planejei ou não.

Assim como eu, talvez você já tivesse muitos planos para 2020. Quem sabe planejou para este ano dar um impulso na sua empresa, fazer uma viagem incrível com sua família, iniciar sua faculdade, comprar a casa dos sonhos e, então, se deparou com o quadro atual, que trouxe consigo uma mudança radical no mundo e nos seus planos. E diante de tudo isso, o Senhor tem convidado você a “mudar a rota”. Ele tem te chamado a abençoar pessoas financeiramente, a mudar o curso da faculdade que pensou fazer, a abrir mão de algo para cuidar da sua família de uma forma diferente da que você faria, a servi-Lo de outro modo. Pode ser que o projeto dEle para o seu ‘hoje’ esteja na contramão da realidade na qual estamos vivendo. Nesse sentido, compartilho um pouco da minha história para encorajá-lo.

Eu ainda amo planejar! Mas agora percebo mais flexibilidade e humildade na minha jornada como discípula. Já não desconfio do Seu amor por mim, pois, desde aquele dia de chuva forte, Ele tem me cuidado de um jeito melhor do que eu poderia fazer. Tem me surpreendido em detalhes e ainda mudou meu olhar. Servi-Lo como Ele quer é o maior privilégio.

Arrisque, confie e deixe-O ser o seu Senhor hoje, pois Ele conhece os planos que tem para nós, planos de fazer-nos prosperar e não de causar dano, planos de dar a nós esperança e um futuro.

Música sugerida: Até que nada mais importe (Paulo César Baruk)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s