57 Tiago | COLOQUE O TEMPO DE ORAÇÃO EM SUA AGENDA | Marcelo dos Santos

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A VIDA – Estudos na Epístola de TIAGO
Semana 09 – Enquanto o mundo foca na doença e na escassez,
o povo de Deus foca na confissão e no clamor.

57) COLOQUE O TEMPO DE ORAÇÃO EM SUA AGENDA
por Marcelo dos Santos, em 28 de junho de 2020

Certo dia, Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde.” (Atos 3:1)

Estamos vivendo dias nos quais nossa fragilidade tem sido exposta, nossas limitações estão mais evidentes e precisamos reconhecer que nossa vida, na perspectiva humana, está desgovernada e que, cada vez mais, necessitamos viver na dependência de Deus.

Falando sobre a necessidade de orarmos, o autor Timothy Keller, em seu livro “Oração”, lembra quando ficou claro para ele a lacuna existente em sua vida por negligenciar esse aspecto. Essa falha foi evidenciada na época em que sua esposa lutava contra os efeitos de uma doença e ele havia sido diagnosticado com câncer de tireoide. No exato momento em que viviam esse drama familiar, eles decidiram que teriam a disciplina de orar juntos todas as noites. Ele lembra a fala da esposa: “Imagine que você recebeu um diagnóstico de uma doença letal e o médico lhe deu poucas horas de vida, a menos que tome um determinado remédio todas as noites antes de dormir, você acha que esqueceria de tomar?” Ela completa dizendo que, diante de todas as circunstâncias que estavam vivendo como família, orar era uma questão de sobrevivência.

Olhando para o texto bíblico, lendo o relato do livro e vendo os meus desafios diários, que envolvem casamento, ministério, paternidade e outros gigantes que se levantam diariamente, também concluo que necessito, urgentemente, aprofundar meu relacionamento com Deus por meio da oração.

O texto bíblico fala de dois apóstolos, líderes da igreja primitiva, discípulos de Cristo, que tinham hora marcada para o encontro com Jesus. Em nossos dias, constantemente, estamos sendo consumidos por nossa agenda. Vivemos de maneira independente, nos tornamos senhores do tempo e o melhor dele é dedicado ao trabalho, lazer e prazer; se sobrar algum, oramos e lemos a Bíblia; ou seja, nossos valores estão invertidos.

Precisamos reconhecer que necessitamos de Deus como o ar que respiramos, que a oração é uma disciplina espiritual que todo discípulo de Jesus precisa estar comprometido a praticar. Ela precisa fazer parte da nossa agenda de compromissos diários, não apenas na perspectiva de sobrevivência, e, sim, na busca por um relacionamento integral e íntimo com Aquele que é o autor e consumador da nossa fé.

Música sugerida: Hoje (Gerson Borges)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s