58 Tiago | O QUE É A ORAÇÃO? | Gema Sordi

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A VIDA – Estudos na Epístola de TIAGO
Semana 09 – Enquanto o mundo foca na doença e na escassez,
o povo de Deus foca na confissão e no clamor.

58) O QUE É A ORAÇÃO?
por Gema Sordi, em 29 de junho de 2020

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para que vocês sejam curados. A oração feita pelo justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5:16)

Orar é falar com Deus, é verbalizar aquilo que está no coração. Jesus nos ensinou a orar e a oração é essencial na vida de todos.

• Quando devo orar?
• Há um lugar certo para orar?
• Há um modelo a seguir?

Na Bíblia encontramos muitas referências e vamos destacar a passagem encontrada no Evangelho de Mateus 6:6, com orientações do próprio Jesus: “Você, entretanto, quando orar, vá para o quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.”

Podemos dizer que precisamos de “um quarto secreto”, um lugar para passar tempo a sós com Deus, falar o que está no nosso coração, desenvolver maior intimidade com Ele. Um lugar de encontro diário, no qual Ele nos espera sempre pronto para ouvir e para falar conosco.

Porém a oração não se restringe a um lugar específico. Podemos orar durante a rotina diária: caminhando, realizando tarefas, dirigindo ou fazendo qualquer outra atividade. Não importa o lugar: Deus nos ouve em qualquer hora e em todo local. “Orai sem cessar. Em tudo dai graças porque esta é a vontade de Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:17,18)

Como devo orar? Existe um modelo certo para minha oração? Jesus também nos deixou uma orientação encontrada em Mateus 6:9-13: “Quando vocês orarem, orem assim: “Pai nosso, que está no céu, que o seu nome sempre permaneça santo. Que o seu reino venha a nós. Que a sua vontade seja feita aqui na terra como no céu. Dê-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoe os nossos pecados assim como nós perdoamos aos que pecam contra nós. Não nos deixe cair em tentação, mas livre-nos do maligno”.

Devo lembrar que o meu Pai é o Criador de todas as coisas, que Ele é soberano e santo e que primeiro devo adorá-Lo. Em seguida, devo agradecer pelo Seu cuidado, lembrar que sou pecadora, que só Ele pode me perdoar e me ajudar nas minhas fraquezas. Lembrar-me de orar pelos outros, pelas pessoas que me cercam e por suas necessidades também é muito importante, assim como orar por minha Igreja, minha cidade e meu país. Interceder pelas autoridades, para que sejam dirigidas por Deus e tenham sabedoria divina para fazer aquilo que é correto. Por fim, orar pelos meus motivos específicos, minhas necessidades, lembrando-me sempre de agradecer pelas respostas que virão e que serão de acordo com a vontade divina, não com a minha.

No livro de Salmos, encontramos exemplos que nos inspiram a perseverar na oração:
“Peço que me ajude ó Deus, responde o meu pedido, escute-me. Ouça a minha oração.” (Salmo 17:6)
“Senhor, ouça a minha oração, tenha compaixão de mim. Ajuda-me Senhor.” (Salmo 17:6)
“Ouça a minha oração ó Deus, e escute as minhas palavras.” (Salmo 54:2)

Mas e as respostas? Podem ser sim, não ou ainda espere. Qual será a minha reação diante disso? Descansar, tendo a certeza de que Deus é soberano, se importa comigo e sabe o que é melhor para mim, para este tempo, neste momento. Mesmo que esteja em tribulação, em sofrimento, em meio a lutas, diante de injustiças, insegurança, preciso lembrar que Deus comigo está. Ele é o meu refúgio, meu Deus em quem confio. Ele me livrará do laço do passarinheiro, da peste perniciosa (Salmo 91). “Porque o Senhor cuida dos justos e ouve as suas orações. Mas o Senhor está contra aqueles que fazem o mal”. (1 Pedro 3:12)

O que posso esperar de Deus, se eu tiver uma vida de oração, uma vida na dependência Dele? Deus cuidará de mim!

Musica sugerida: Deus cuida de mim (Kleber Lucas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s