Móbile #12 | Michel e Carla | 20.09.20

Despindo-se Diante de um Deus de Misericórdia

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.” (Provérbios 28:13, NVI)

A Bíblia fala, em Romanos 3:23, que todos pecaram e carecem da Glória de Deus. Assim, cada um de nós nasce com uma natureza corrompida, dentro de uma sociedade com valores distorcidos. Quando conhecemos Jesus e entregamos a Ele nosso coração, temos a oportunidade de, ao sermos confrontados por Sua palavra diante de nossas atitudes e escolhas, reconhecermos quem realmente somos e o que o pecado faz conosco. Somente temos consciência do pecado a partir do conhecimento da verdadeira Lei, a palavra de Deus, que nos orienta e ensina como devemos viver.

A vida de pecado nos gera incômodo ao sabermos que nossas atitudes desagradam a Deus. Ainda assim, muitas vezes, somos tentados a manter nossas práticas pecaminosas, seja pelo gosto momentâneo e enganoso do pecado, seja por medo, vergonha, orgulho ou por julgamento dos que estão próximos. Porém nosso texto-base afirma que quem esconde os seus pecados não prospera, ou seja: os pecados escondidos nos mantêm prisioneiros e não nos permitem avançar. Por outro lado, quem confessa e abandona os seus pecados encontra a misericórdia de Deus.

Pensando no contexto familiar, precisamos estar alertas, pois é nele que somos mais exigidos. Esse é o lugar onde mais precisamos nos doar, exercitar a paciência, o amor e o serviço. Diariamente necessitamos renunciar, abrir mão de algo que queremos ou precisamos, em favor de um filho ou de nosso cônjuge. Dentro do nosso lar, diante de nossa família, é que temos as maiores e melhores oportunidades de “ir além”, “andar mais uma milha” no exercício do amor. No entanto, é neste lugar onde mais se espera de nós que, por vezes, nos deixamos levar por nossas áreas de lutas e nos entregamos aos pecados que nos rondam. É neste ambiente que toda a aparência demonstrada para os de fora, cai. É onde realmente nos conhecem como somos e que por vezes não somos intencionais em abandonar nossas práticas pecaminosas, mesmo sendo nosso ambiente de maior responsabilidade.

Talvez hoje você esteja vivendo grandes desafios com sua família. O que precisamos é “abandonar tudo o que nos atrapalha e todo o pecado que nos envolve…”, seja o orgulho, o querer ter a razão em tudo, o egoísmo, a agressividade, enfim, tudo o que atrapalha. Deus quer que assumamos nossa responsabilidade diante da missão que recebemos, que possamos reconhecer nosso pecado, denunciá-lo e abandoná-lo, clamando pela misericórdia d’Ele para que possamos ser, dentro de nossas famílias, os referenciais que Ele quer que sejamos. Porém abandonar exige esforço, humildade, dedicação e principalmente dependência de Deus.

Cremos que será neste ambiente familiar que você poderá deixar as maiores marcas. Sim, na vida de seu cônjuge e filhos você deixará legados de amor. Aqui em casa vivemos isso tudo na prática, sabendo perfeitamente que neste ambiente seremos mais exigidos. Saber disso nem sempre torna tudo mais fácil, no entanto, nos liberta de mentiras. Percebemos, em alguns dias mais do que em outros, o quanto somos pecadores. Há momentos em que palavras e atitudes nos magoam, em outros não estamos sensíveis às necessidades uns dos outros e até cansados para amar-nos como necessitamos. É nestes momentos mais desafiadores que temos pedido ao Espírito Santo que quebre nosso orgulho e temos buscado agir com a coragem de reconhecer um ao outro e em família que falhamos.

Reconhecemos que a jornada é longa e sabemos da nossa natureza pecaminosa. Então entendemos que sempre, até encontrarmos com nosso Pai, precisaremos estar sensíveis e viver dispostos a nos despir diante de Deus, confessando e abandonando nossos pecados, pois assim alcançaremos misericórdia.

Michel, Carla, Carol e Bela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s